quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Racionalidade Humana é Limitada, DEUS Não!

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa àqueles que o buscam.” (Hebreus 11:6)

Certa vez em um momento que discordava de meu irmão acerca de certas opiniões em relação à expansão do entendimento teológico, me deparei com uma resposta que me impactou e mudou minha visão, meu entendimento e minha forma de encarar a palavra de Deus revelada e a importância do entendimento dos contextos em que se enquadram textos bíblicos e da forma como devemos nos aprofundar na busca do conhecimento que vem de Deus. Meu irmão me disse:“Deus tem seus próprios padrões e sua própria forma de avaliação, quem é você para querer comparar seus padrões distorcidos com os padrões de Deus? Não é Deus quem deve se adaptar aos nossos padrões e nossas vontades, mas sim nos é quem devemos nos moldar aos padrões de Deus.”

“Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.” (Lucas 24:16) 

“Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém.” (João 8:15) 

Nesta época eu ainda estava muito aquém do conhecimento e entendimento espiritual de meu irmão, e ele me deu esse grande ensinamento. Para muitos cristãos este deve ser um tema simples e não cria muito impacto, porém para mim foi um divisor de águas em minha espiritualidade, me fez compreender a plenitude de Deus e sua grandeza e o quanto Ele é onisciente e imutável, e me fez enxergar o quanto sou pequeno e limitado.


Muitas pessoas vivem afastadas de Deus ou a buscam de forma equivocada, somente porque acreditam ou veem a Deus como um velho que precisa delas ou que lhes deva algum favor por elas o amarem ou pelo menos fingirem que o amam, já outras veem a Deus como uma “muleta”, algo que possa lhes servir e lhes ajudar numa caminhada em que necessitem de algo, entretanto, passado os problemas a “muleta” é jogada de lado e de nada mais serve senão para ser doada a alguém que precise, pois, para seu antigo detentor não possui mais serventia. Estas pessoas não enxergam a Deus com uma visão espiritual, andam lado a lado com Ele e não o contemplam, são como os discípulos no capitulo 24 de Lucas, que mesmo estando ao lado de Jesus não o reconheciam, não reconhecem a Deus simplesmente porque elas tentam moldar o agir e mover de Deus a seus padrões limitados e mundanos, elas não tentam se moldar aos padrões e vontades de Deus, daí o porquê de viver em uma cegueira espiritual.

“O rei pranteará, o príncipe se vestirá de desespero, e as mãos do povo da terra tremerão. Lidarei com eles de acordo com a sua conduta, e pelos padrões deles mesmos eu os julgarei. Então saberão que eu sou o Senhor". (Ezequiel 7:27)

Tenho um amigo ateu que justifica sua falta de fé dizendo que já tentou buscar a Deus, já tentou falar com Ele, mas nada sentiu. O que meu amigo não compreendeu é que Deus não faz a vontade de homens, mas sim a Sua vontade. Meu amigo não buscou a Deus, muito menos abriu seu coração a Ele, mas dentro de sua arrogância, gerida pelos seus padrões de vida talhados na racionalidade e em muitos momentos na ingenuidade de uma pseudointelectualidade esculpida pelo orgulho e pela altivez, que este meu amigo esperou que Deus se manifestasse. Ao invés dele desejar e buscar respostas em Deus, ele queria uma “prova da existência”, não que seja errado buscar prova da existência de Deus, mas como o Criador possui seus próprios padrões, Ele não ficará dando preferência para aqueles que querem apenas questioná-lo, mas sim para aqueles que querem adorá-lo. 


“No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.” (João 4:23)

“Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se "louco" para que se torne sábio.” (1 Coríntios 3:18) 

“Vemos, assim, que foi por causa da incredulidade que não puderam entrar.” (Hebreus 3:19) 

Você aceite ou não, queira ou não, assim é Deus, supremo em vontade e poder, não no sentido antidemocrático, até porque Deus também não se enquadra nos padrões de governo dos homens. Mas a verdade é que fomos criados, e tudo é criado para um propósito, no nosso caso, fomos criados apenas para uma simples tarefa; adorar a Deus! Fiquem na paz e que Deus nos abençoe!

“Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: Por que me fizeste assim?" (Romanos 9:20)